Você precisa saber o que é Social Selling!

Você precisa saber o que é Social Selling!

O termo Social Selling pode não soar familiar para você, mas seu conceito está mais disseminado do que você imagina. Descubra mais sobre Social Selling neste artigo e comece a aplicar esse conceito em suas vendas, podendo reduzir seu custo de aquisição de cliente. 

Mas sem mais delongas, vamos explicar alguns pontos do Social Selling

O que é Social Selling

O termo Social Selling pode ser traduzido como “Venda Social” e resumidamente é o processo de criação de relação e vendas, através das redes sociais. 

Mas não é para isso que a rede social serve, falar do meu produto/serviço e fazer vendas?”. Sim, mas o Social Selling vai além disso. 

Essa estratégia é utilizada para prospectar possíveis clientes e desenvolver relação com ele, através das redes sociais. É como se você encurtasse a relação do cliente com o vendedor, tendo ele dentro da rede social e interagindo com o consumidor. 

O Social Selling propõe uma abordagem de venda divergente daquela padronizada: entrar em contato com um lead através de e-mail, ligação e continuar essa estrutura até que esse potencial cliente se esfrie completamente. 

E nisso surge essa abordagem nas redes, pois é onde seu cliente está, primordialmente. Mas a ideia aqui não é somente fazer uma prospecção, as redes sociais são canais de relacionamento, então a ideia aqui é criar uma relação de confiança e acabar vendendo como consequência. 

E então fica uma nova dúvida: 

Com que tipo de cliente é possível realizar o Social Selling?

Quando o termo redes sociais entra na jogada, muitas percepções mudam, principalmente quando se trata de um mercado B2B (Business to business / Empresa para empresa), pois é nesse ramo que o Social Selling tem maior força. 

Isso porque as redes sociais não se restringem somente ao Facebook e Instagram, o LinkedIn é uma ferramenta incrível para realizar esse tipo de abordagem. Pois é lá que você, vendedor, se tornará especialista. 

O comprador B2B dificilmente fechará um negócio sem saber realmente com quem ele está lidando. Segundo o LinkedIn, mais de 62% dos compradores B2B respondem a vendedores que se conectam com percepções e oportunidades relevantes. Vai me dizer que essa não é uma grande oportunidade?

Mas essa atuação não se concentra somente no mundo do B2B, você também pode atuar com o B2C (Business to Consumer/ Empresa para consumidor), e assim utilizar as redes sociais mais populares, como: Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo o Tik Tok, por que não?

Você já viu que o Social Selling se encaixa em qualquer negócio, mas a dúvida que resta é: 

Por que utilizar essa estratégia?

Quando a técnica é dominada e bem utilizada, sua empresa pode ganhar clientes de ouro, aqueles que além de comprarem são apaixonados pela marca e a disseminam para outras pessoas.

Relação mais profunda e duradoura

Pessoas querem se relacionar com pessoas, elas precisam confiar para ter relações mais profundas, e o Social Selling pode trazer isso para a sua empresa. E isso é essencial pois, segundo Sprout Social, é de 89% o percentual de consumidores que realizam compras de marcas que seguem nas redes sociais e 85% recomendam essas marcas a amigos e familiares.

Redução de custos e ciclos de venda

Quando você constrói uma relação com seu lead, todo o esforço gasto para convencê-lo de que seu produto é bom e vale a pena não é preciso, pois ele já lhe conhece e confia em você. E lembre-se esse esforço pode gerar frutos para várias pessoas ao mesmo tempo, pois quando você se posiciona como especialista, vários leads se sentirão atraídos por isso e você conseguirá vários prospects “quentes”. 

Com essa ação, não é só o ciclo de vendas que diminui, os seus custos seguem a mesma linha, pois você não precisará gastar tanto como antes, sua relação ali na rede já faz todo o trabalho, e muitas vezes, de graça. 

Tudo bem até aqui? Mas, como colocar isso em prática?

Comece a aplicar o Social Selling

Para começar a se relacionar com o seu lead, realize algumas ações:

Disponibilize seu tempo

Ofereça 10/15 minutos de conversa sobre a empresa e o negócio, com o intuito real de ajudar o possível cliente. 

Ofereça conhecimento

Sempre entregue valor naquilo que falar com ele, mostre uma visão que ele pode não ter pensado ainda. 

Agora que você já sabe sobre o Social Selling não perca mais tempo e potencialize a atuação das suas redes sociais.

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *