Tendências para o marketing digital em 2021

Tendências para o marketing digital em 2021

Ainda existe muita incerteza no cenário econômico de 2021, isso quer dizer que as empresas não podem perder de vista o senso de inovação. Isso porque, mais do que nunca, as empresas precisarão se reinventar. 

Então o principal, é não esperar nada! Parece contraditório para um conteúdo que fala sobre as tendências, mas se 2020 nos ensinou algo é não se apegar totalmente em algo, pois as coisas podem mudar e a sua empresa precisa estar pronta para mudar rapidamente. 

As tendências são um guia, mas lembre-se principalmente, que a situação ainda não é de normalização, e pode demorar um pouco a retomada, então sempre esteja pronto para o plano B. 

Agora sim, com as considerações devidamente feitas, vamos às 5 tendências do marketing digital em 2021.

Integração (E-commerce & Redes Socias)

Essa tecla já está mais do que batida, mas não custa relembrar. A união entre e-commerce e as redes sociais nunca foi tão forte. O público já tem uma cultura imediatista (quer tudo de forma rápida e ágil), por isso ele quer ter acesso ao seu conteúdo e já saber quanto ele custa, onde ele pode comprar. 

Um e-commerce próprio é sempre uma solução melhor, pois você consegue ter total controle, mas se você ainda não possui esse recurso, use e abuse de marketplaces, mas lembre-se sempre de deixar esse vínculo da forma mais fácil para o cliente.

E falando em público imediatista, preste atenção neste segundo tópico:

Ações em tempo real

A pandemia criou no público inúmeros costumes, e um que foi muito fortalecido foi a de consumir conteúdo em tempo real. Simplificando, as famosas lives. Esse tipo de produção foi amplamente explorado no último ano e criou um costume nos usuários que é a relação de ver algo em tempo real. 

Seja no Youtube, Instagram ou Facebook, esse tipo de ação não ficará restrita a 2020, já que ela resulta em uma proximidade maior com o público, por isso, elas são um meio que tem muito a ser explorado. 

Mas fica aqui a ressalva, por ser um meio muito utilizado, é preciso repensar as formas de apresentação. Esse pode ser um gol de placa ou uma chance para o oponente marcar gol. Então estude seu público, saiba o que ele deseja e utilize esse meio para entregar aquilo que ele espera, assim as chances dele ser fiel a você e retribuir são bem maiores. 

Outra coisa que seu público espera, é:

Marcas com propósito

O ano que passou foi difícil para todos, é por isso que mais do que nunca as pessoas esperam se relacionar com marcas mais humanas. Marcas que não estão somente preocupadas em ganhar dinheiro, e sim com seus clientes, com o próximo e com o local onde ela está. 

Ousamos dizer que as pessoas começaram a pensar mais na vida, dar mais valor às suas escolhas, e isso inclui aquilo que elas consomem. Nunca houve uma preocupação tão grande com a reputação das empresas, com o propósito que elas realmente carregam. Por isso, pense um pouco além da parte econômica, saiba como você pode auxiliar seu público e o seu redor. 

E saindo desse tema mais sentimental, vamos para a parte animada: 

Vídeos rápidos

É impossível negar o sucesso que o TikTok e o Reels do Instagram tiveram no último ano. Esse tipo de vídeo rápido, seja com dicas ou entretenimento, tomou a atenção dos usuários e se tornou uma ótima forma de produzir conteúdo. 

No Instagram, o reels ganhou grande destaque e nitidamente tem a preferência da plataforma. Isso porque esse tipo de produção é entregue ao público com maior intensidade, além de ser muito procurado pelos usuários. 

Os stories também não devem ser esquecidos, mas como já dito, pensando fora da curva para se diferenciar do que já está sendo feito.  

Agora que você já está inteirado sobre as tendências do marketing digital para 2021, comece a traçar estratégias para a sua empresa com essas dicas. E para isso, conte com a Querobino para ajudar, marque uma reunião com a gente e saiba como podemos ajudar sua empresa nesse ano que se inicia.

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