Sua empresa não é sobre dinheiro

Sua empresa não é sobre dinheiro

O mudo dos negócios tem seu foco em ganhar dinheiro, mas esse não pode ser seu único alvo. Empresa se trata de pessoas envolvidas. 

Criar uma grande empresa realmente não é uma tarefa fácil, existem inúmeros desafios a cada dia e se tornar responsável por vários funcionários e clientes é uma responsabilidade enorme, mas o empreendedorismo tem a cada dia voltado seus olhos para além do financeiro.  

E essa milha a mais tem uma grande relação com o que a empresa deseja ser e realizar, quais os valores ela cultiva e qual o legado ela deseja criar na sua comunidade, país e até mundo. As empresas têm entendido atualmente que suas ações podem ir além de somente ter lucros. 

O fim do ano traz uma atmosfera diferente de gratidão e solidariedade, e não há problema algum, mas nosso incentivo é para que essa época seja o pontapé inicial para que a sua empresa comece a praticar a solidariedade. 

Separamos alguns pontos para que você possa pensar mais sobre o que a sua empresa pode realizar.  

Defina qual é a missão social da sua empresa

Ajudar por ajudar não é o foco aqui. A ideia é que a sua empresa entenda qual é a missão dela, onde ela deseja ajudar e atuar pois existem milhares de causas que podem ser incentivadas, mas quais realmente se ligam a sua empresa?

Essa é uma questão que já deve estar interligada aos valores da empresa, mas sempre tenha em mente que seus colaboradores fazem parte disso, então os escute e inclua-os nesses projetos. 

Consciência coletiva

Lembre-se que pensar em um todo é melhorar o futuro da nossa nação, então suas ações não devem beneficiar somente a sua empresa ou funcionários, a ideia é que os projetos sociais cheguem a pessoas e instituições que não teriam recursos se não fosse através de doações e projetos sociais. 

Use as habilidades que a sua equipe tem

A ajuda social não significa somente dar dinheiro para as pessoas. Disponibilizar o tempo de seus funcionários e deixar as habilidades dos mesmos à disposição de pessoas que não teriam acesso é uma incrível forma de ajudar. 

Você pode abrir as portas da empresa e receber as pessoas ou achar lugares que já fazem ações e disponibilizar seus conhecimentos. As possibilidades são inúmeras e com certeza gerarão boas experiências a todos que se envolverem. 

Entenda a sua necessidade local

Ação social não precisa necessariamente doar dinheiro para uma instituição, tente descobrir o que é necessário na sua comunidade. Pense também em projetos que a sua empresa possa criar e dar sequência, levando em consideração a marca que vocês querem deixar na comunidade que se relaciona com vocês. 

E para servir de inspiração, separamos algumas empresas que já tem uma grande história de atuação social e contamos um pouco de algumas ações que elas realizam:

1. Natura

A Natura percebeu que seu foco deveria ser ajudar suas revendedoras, que muitas vezes já estavam ajudando projetos sociais de forma individual. Então surgiu o Movimento Natura, que é uma plataforma onde as iniciativas são incentivadas e expostas. Além da ajuda com a conexão de pessoas que precisam com pessoas que podem ajudar. 

2. Pampili

Já a Pampili tem a iniciativa de ajudar a ONG Plan Internacional em um movimento chamado “Ser Menina”. Projeto que tem como objetivo que meninas de todo o mundo possam estudar e se desenvolver, sem qualquer tipo de violência e discriminação. 

3. Bosh

A Bosch possui uma fundação própria que realiza projetos sociais, a Fundação Roberto Bosch. Ela realiza programas sociais focados em: ambiente, colaboradores, projetos e sociedade, incentivando também os colaboradores a se envolverem em voluntariado. 

Que essas iniciativas sejam inspiração para que mais empresas façam o bem à comunidade, sem olhar somente para os lucros. 

Agora que você já pensou um pouco sobre a cultura e misão da sua empresa, descubra que: Nem tudo é para a sua empresa

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *