Os fatos mais importantes do marketing em 2020

Os fatos mais importantes do marketing em 2020

O novo ano sempre pede o novo, mas para isso é preciso avaliar o que aconteceu no ano anterior. E esse blog é o pontapé para um 2021 com o que deu certo em 2020 e fugindo do que deu errado. 

Não é somente porque 2020 foi um ano difícil que ele não tem lições a serem tiradas. No artigo O que a pandemia fez com seu negócio? você também tem uma perspectiva do que 2020 trouxe de lições. E o ano que passou tem várias lições que devem ser mantidas e aquelas que precisam ser reavaliadas. 

O que ficou ainda mais forte em 2020

É claro que nem tudo em 2020 foi um total surpresa, muitas das coisas que já eram tendências esperadas realmente ficaram mais fortes. Dentre essas podemos destacar o uso estratégico das redes sociais. Nunca ficou tão evidente como a relação criada com o público através das redes sociais pode ser tão forte e até mesmo garantir o sucesso financeiro, mesmo quando um estabelecimento se encontrava fechado. Outra prova foi os negócios que começaram em meio a pandemia e cresceram, principalmente, através desses meios.  Isso é algo que você NÃO PODE deixar passar em 2021. 

A venda online, com toda a certeza, é uma das grandes apostas dos últimos anos, mas também é indiscutível que 2020 fez esse mercado bombar e se estabelecer, até mesmo com os públicos que não tinham uma boa relação com esse meio. As vendas online aparecem como uma necessidade e agora elas se estabeleceram como uma ótima opção, por isso, continue investindo nisso esse ano, o público está mais aberto e suscetível a isso. 

Inovação é algo que já é falado a muito tempo, mas foi agora, com a necessidade batendo à porta, que milhares de empreendedores começaram a colocar em prática mudanças. É claro que a pandemia irá passar, mas o senso de inovação não pode parar, então tenha certeza de que a sua empresa está em constante movimento e não estagnada naquilo que “já está dando certo”. O mercado não precisa de mais empresas iguais, ele precisa de novidade, pessoas e empresas que pensem fora do senso comum. 

Podcasts: a tendência de 2020

Aumento na produção e consumo de podcasts. A procura por podcasts cresceu 150% segundo pesquisa da Deezer. Apesar de ser uma tecnologia que já estava disponível, os “conteúdos em áudio” ganharam força na pandemia. O público não quer só comprar, ele precisou consumir informação, das mais variadas. Por isso, a criação de conteúdos através de podcasts em 2021 é uma boa jogada, pois agora, o público já criou uma relação com esse canal, e está aberta a essa experiência. Principalmente se você trabalha com o ramo B2B, essa pode ser uma ótima fonte captadora de leads.

LGDP: a lei dos dados

Foi criada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), entrou em vigor no mês de agosto de 2020. Essa lei basicamente dá o direito a qualquer pessoa de questionar empresas sobre como são tratadas as suas informações, e se houver algum dano, a empresa deverá arcar com as consequências e ainda poderá receber uma multa, que pode chegar a 2% do faturamento da empresa. 

Agora que você já tem esse panorama do “passado”, avalie com atenção o que a sua empresa ainda precisa implementar. Não sabe por onde começar? Agende uma reunião conosco, podemos ajudar a sua empresa.

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *