O que é Inbound Marketing e porquê você precisa dele?

O que é Inbound Marketing e porquê você precisa dele?

O Inbound marketing é basicamente o novo marketing, uma nova forma de pensar o conteúdo entregue para o seu cliente e principalmente a forma como ele chega. Esse é essencial em qualquer empresa que quer se destacar, por isso vamos te contar mais sobre o que se trata!

O Inbound marketing chegou para mostrar como o marketing se transforma com o passar do tempo. Ele vem se reinventando e mostrando ser um campo muito “volátil”. Isso por que se trata de impactar pessoas e as pessoas mudam muito. Antigamente a forma de marketing praticada era interromper a vida da pessoa. Por exemplo, um comercial que aparece acabando com o conteúdo que a pessoa realmente queria ver.

Até mesmo pelo desenvolvimento da internet, foi preciso mudar essa abordagem. Agora as pessoas podem decidir o que ver e consumir, é por isso que agora o marketing precisa atrair e não mais interromper.

O que é Inbound Marketing

Inbound Marketing, na verdade, um conjunto de estratégias que tem sua base na criação de conteúdo que atraiam um público específico, criando uma relação com ele. Dessa forma, os clientes vêm até a sua empresa pela mensagem que ela disponibilizou e depois disso você apresenta suas soluções para finalmente transformá-lo em cliente.

No inbound marketing, que também é chamado de novo marketing, a ideia é ter um canal aberto com seu cliente, uma via de mão dupla e não mais um canal onde só a empresa que fala.

Como fazer Inbound Marketing

O Inbound Marketing funciona em quatro frentes: atração, conversão, venda e encantamento.

Atrair

A regra está em levar pessoas que realmente se encaixam no seu pública aos seus canais digitais. Aqui você precisa pegar pessoas que nunca viram a sua marca e fazer com que elas queiram acessar seu conteúdo.

Aqui você pode atuar com: marketing de conteúdo, blog, site, mídias sociais e SEO.

Converter

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Depois que conseguir que as pessoas venham até você, agora é a hora de mostrar a eles as oportunidades que a sua empresa oferece, criando oportunidades reais de venda.

Essa etapa se encaixa com as seguintes ferramentas: landing pages, formulários, CTA, CRM e CRO.

Vender

Depois de mostrar para esse lead (o usuário que você entrou em contato e faz parte do seu público alvo) que realmente tem algo para ele, através de conteúdo relevante, você precisa avaliar em que estágio ele está para assim fechar a venda.

Nesse momento é possível utilizar algumas frentes: automação de marketing, e-mail marketing e lead scoring.

Encantar

Quando você realiza a venda, o trabalho não termina. Você ainda precisa continuar a jornada com o cliente e continuar a surpreendê-lo.

Já na etapa final, invista em: sucesso do cliente, relacionamento ativo e conteúdo avançado.

Além disso, o Inbound Marketing se encaixa muito bem no funil de vendas e a jornada do cliente, por isso, dominar essas duas estratégias também é essencial.

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