O Gambito da rainha mexendo com o Google

O Gambito da rainha mexendo com o Google

Em Outubro de 2020 foi lançada a série “O Gambito da Rainha”, que conta a história de uma enxadrista, e que mudou drasticamente o número de buscas do segmento de xadrez. 

No dia 23 de outubro de 2020 a Netflix lançou em seu catálogo mais uma minissérie que seria um grande sucesso, O gambito da rainha

E a produção conta a história de uma garotinha que descobre, no orfanato, que tinha um dom para o xadrez. Após isso, a narrativa acompanha a vida de Anya Taylor-Joy na busca por ser uma grande mestre e na luta contra um vício.

Essa produção foi baseada no romance de Walter Tevi, com o mesmo nome. Além de ser uma produção aclamada pela crítica e pelo público, não foi somente na plataforma de streaming que o conteúdo fez sucesso. 

Através da ferramenta Google Trends, foi possível ver o disparo das buscas por jogos de xadrez. Na semana após a estreia da série foi registrado um aumento de 40% nas buscas e só teve crescimento nas demais semanas. Chegando a Novembro, onde houve o pico da busca desde janeiro de 2013.

As buscas mais realizadas 

A pergunta mais realizada no buscador foi: “Como jogar xadrez” e não poderia ser diferente. Mas essa não foi a única dúvida que os usuários tiveram, “quantas casas tem um tabuleiro de xadrez” teve um crescimento de 170% nos dias 3 e 10 de novembro. 

Outro aumento foi na busca por “jogos de xadrez” que cresceu 80%, bem como “estratégias de xadrez (60%) e “tabuleiro de xadrez madeira”, também com crescimento de 60%.

Por se tratar de uma série que mostrava muito as jogadas e questões estratégicas do jogo,o nome da jogada final, utilizada pela protagonista, que também tem o nome da série, o termo gambito da rainha também teve crescimento. 

Junto com os termos “defesa siciliana”, “en passant”, “gambito do rei aceito” e “defesa caro-kann”, que também se trata de outras jogadas. 

Por que isso é relevante?

Você pode estar se perguntando, mas o que isso tem de relevante? Pense nesse cenário, você vende jogos de tabuleiro e de um dia para o outro a busca pelo seu produto cresce exponencialmente. Isso seria ótimo para os negócios, certo? 

Porém pense comigo, se você não sabe o porquê ou até mesmo que essa busca cresceu, como você aparecerá para as pessoas que desejam adquirir esse produto? Mas se você estiver ligado ao mundo do seu produto, você poderia inverter esse jogo, e usar essa notícia como uma ótima oportunidade de promover o seu negócio. 

“Eu não vendo jogos de xadrez e isso nunca vai acontecer com o meu conteúdo”, pode até ser verdade, mas você está por dentro do que os seus consumidores buscam? Sabe o que, dentro do seu nicho, eles mais querem saber?

Informações como essa garantem que a sua empresa saia na frente em estratégias e acerte em cheio as necessidades ou desejos do cliente em potencial. 

Fique por dentro das buscas

Quer saber o que está sendo procurado, mas não sabe por onde começar? Aqui vai uma dica de ouro.

Acesse a plataforma Google Trends. Lá você pode checar informações sobre uma palavra específica, conseguindo informações de assuntos e consultas relacionadas. Você também consegue verificar em qual região o termo é mais pesquisado. Essa plataforma é grátis e pode ser um ponto de partida para boas ideias e estratégias.

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *