Você já deve ter escutado sobre o algoritmo das redes sociais, e ele realmente existe e você precisa conhecer e usar isso ao seu favor.
O algoritmo do Instagram é algo essencial, é ele o responsável pela interpretação do comportamento dos usuários e faz a sugestão de conteúdos que sejam do interesse da pessoa.
Mas nem sempre foi assim, a plataforma, em seu início, funcionava de forma cronológica, então as publicações apareciam de acordo com a ordem de postagens. Isso se estendeu até 2016, quando a plataforma criou seu algoritmo.
E apesar de parecer um vilão, com a implementação desta tecnologia, o Instagram observou um crescimento nos números, tanto em usuários quanto em postagens e engajamento.
Então na prática, como funciona o algoritmo:
Relacionamentos:
Já percebeu que os posts de amigos mais próximos ou de marcar que você tem preferência sempre tem destaque em sua rede social?
Isso não é coisa da sua cabeça, realmente acontece e mostra que o Instagram analisa os perfis com os quais você mais se relaciona para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.
Mas você deve estar se perguntando, como a rede sabe disso? A análise é feita através dos comentários que o usuário faz, quem ele busca na rede social e as publicações e stories que são compartilhados.
Engajamento:
O engajamento mede o quanto os usuários gostaram de uma publicação, mas isso também reflete o potencial de engajar mais pessoas na rede. Logo se uma publicação tem muitas curtidas e principalmente comentários, a chance de aparecer para mais usuários é maior.
Além disso, uma publicação que recebe um bom engajamento nos primeiros instantes tem chances maiores que os demais, por isso, pensar no horário de postagem é um ponto importante.
Cronologia:
Apesar de não ser mais o foco da plataforma, a rede ainda leva em consideração a hora que o conteúdo foi postado. Os usuários querem ver conteúdo novo e recente quando acessam a rede.
As postagens não aparecem mais em ordem cronológica, mas elas continuam com uma lógica temporal.
Após todas essas informações, vamos a forma prática de como usar o algoritmo ao seu favor
Tenha um conteúdo que as pessoas queiram falar
Para que o seu engajamento seja bom, o conteúdo precisa ser aquilo que o usuário deseja, ou algo que ele nem espera e trará curiosidade. A questão é sempre criar um conteúdo que chame a atenção.
Tenha sempre em mente que o seu conteúdo precisa ser “comentável” e “compartilhável”, então sempre entregue conteúdo relevante de forma dinâmica.
Produza materiais de qualidade
Sua mensagem pode ser boa, mas se o visual não for bom, você pode não conseguir captar a atenção do seu público.
O instagram é uma rede que se baseia no visual, então a primeira forma de chamar atenção é um conteúdo bonito. Não se engane pensando que é “só fazer uma fotinho”.
Use o Instagram Stories
Os stories fazem com que a relação com o público seja muito mais próxima e relevante. Isso porque é um conteúdo mais rápido e tem a questão do consumo diário.
Além disso, essa ferramenta permite a maior resposta do público, com enquetes, perguntas… Então se você ainda não usa esse recurso, comece a explorar essa oportunidade.
São muitas as oportunidades dentro dessa rede, e aqui temos somente algumas das opções. Quer saber mais sobre como o Instagram pode ajudar a sua empresa? Agende uma reunião conosco e receba um diagnóstico das suas redes.