Tudo que você precisa saber para entender a diferença entre logotipo e identidade visual
Quando estamos prestes a começar algo novo ou até mesmo ressignificar uma ideia, seja abrir um negócio, desenvolver um produto ou uma inovação para prestação de um serviço, é normal planejar tudo, inclusive, o visual do projeto.
É nesse momento que surgem algumas dúvidas, por exemplo, como desenvolver uma imagem única e que agrade e como fazer com que as pessoas visualizem o seu propósito.
Toda essa preocupação está relacionada com o que chamamos de identidade visual. Também está correto se você achou que esses questionamentos estão ligados com a criação de um logotipo.
Logotipo e Identidade Visual – O que são e para que servem?
A diferença entre identidade visual e logotipo é uma dúvida comum e é muito importante compreender a diferença e o quanto ambos podem agregar para a comunicação e imagem da sua empresa.
A identidade visual é a construção de uma comunicação estratégica representada por meio de elementos gráficos e visuais, com o objetivo de informar ao público o conceito, os valores e o posicionamento de uma empresa, produto ou serviço. Alguns desses elementos são: o nome, logotipo, símbolos, ícones, tipografia, paleta de cores, entre outros. A identidade visual deve retratar tudo que sua empresa é. Todas as ações devem ser realizadas com essa identidade em evidência para que sua marca seja reconhecida pelo público.
Já o logotipo é o sinal gráfico que representa a essência do seu negócio. É o componente mais óbvio quando paramos para pensar sobre a imagem de uma empresa e ele existe com o intuito de contribuir para fixar a marca na cabeça das pessoas.
Deu para entender a diferença? O logotipo é parte da identidade visual.
Vale ressaltar que o logo e a identidade visual não precisam ser os mesmos para sempre. É preciso estar atento ao que está acontecendo no mundo e, se necessário, partir para uma atualização.
Como funciona na prática?
Você deve estar refletindo e buscando em sua mente a aplicação desses conceitos em grandes marcas, né? Essa é a melhor maneira de compreender o quanto essa definição e organização podem colaborar para a forma como uma empresa é vista pelas pessoas.
Um exemplo que podemos citar é o caso da Casas Bahia. A rede existe desde 1992 e ao longo dos anos conseguiu fixar a marca na cabeça das pessoas com o auxílio de uma identidade visual bem definida.
Você consegue identificar quais são as cores que lembram a marca? Acreditamos que sim.
E o mascote? Basta ver o “Baianinho” e você sabe de qual empresa se trata sem ver o logotipo.
E o que dizer do slogan “Dedicação total a você! ”? Ele resume o propósito da marca.
Esses são alguns elementos que compõem a identidade da empresa.

Mudanças são bem-vindas: Casas Bahia ganha novo logo
Há algum tempo a rede varejista vem se empenhado para aproximar os jovens. Essas ações e mudanças refletem um novo modelo de comunicação que deixa claro o objetivo da marca de ser vista como uma aliada para esse público.
Partindo desse princípio, recentemente, com uma proposta mais moderna, a rede varejista apresentou aos seus clientes um novo logotipo.
O novo logo apresenta a letra “B” como protagonista em uma nova tipografia e mantém a característica presença da faixa vermelha e a cor azul em evidência.
Apesar da mudança, toda a essência da marca foi preservada.

Agora ficou mais claro como toda essa estratégia funciona? Esperamos que sim, mas se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato.
Para concluir, é muito importante que sua empresa tenha um logotipo, mas isso não é suficiente. O ideal é que você desenvolva uma identidade visual para conseguir se comunicar de forma mais transparente e eficiente.
Seu negócio precisa de uma identidade visual, um logotipo ou de uma atualização? Nós podemos te ajudar, fale conosco.