A importância de uma identidade visual.

A importância de uma identidade visual.

Tudo que você precisa saber para entender a diferença entre logotipo e identidade visual

Quando estamos prestes a começar algo novo ou até mesmo ressignificar uma ideia, seja abrir um negócio, desenvolver um produto ou uma inovação para prestação de um serviço, é normal planejar tudo, inclusive, o visual do projeto.

É nesse momento que surgem algumas dúvidas, por exemplo, como desenvolver uma imagem única e que agrade e como fazer com que as pessoas visualizem o seu propósito.

Toda essa preocupação está relacionada com o que chamamos de identidade visual. Também está correto se você achou que esses questionamentos estão ligados com a criação de um logotipo.

Logotipo e Identidade Visual – O que são e para que servem?

A diferença entre identidade visual e logotipo é uma dúvida comum e é muito importante compreender a diferença e o quanto ambos podem agregar para a comunicação e imagem da sua empresa.

A identidade visual é a construção de uma comunicação estratégica representada por meio de elementos gráficos e visuais, com o objetivo de informar ao público o conceito, os valores e o posicionamento de uma empresa, produto ou serviço.  Alguns desses elementos são: o nome, logotipo, símbolos, ícones, tipografia, paleta de cores, entre outros.  A identidade visual deve retratar tudo que sua empresa é. Todas as ações devem ser realizadas com essa identidade em evidência para que sua marca seja reconhecida pelo público.

Já o logotipo é o sinal gráfico que representa a essência do seu negócio. É o componente mais óbvio quando paramos para pensar sobre a imagem de uma empresa e ele existe com o intuito de contribuir para fixar a marca na cabeça das pessoas.

Deu para entender a diferença? O logotipo é parte da identidade visual.

Vale ressaltar que o logo e a identidade visual não precisam ser os mesmos para sempre. É preciso estar atento ao que está acontecendo no mundo e, se necessário, partir para uma atualização.

Como funciona na prática?

Você deve estar refletindo e buscando em sua mente a aplicação desses conceitos em grandes marcas, né? Essa é a melhor maneira de compreender o quanto essa definição e organização podem colaborar para a forma como uma empresa é vista pelas pessoas.

Um exemplo que podemos citar é o caso da Casas Bahia. A rede existe desde 1992 e ao longo dos anos conseguiu fixar a marca na cabeça das pessoas com o auxílio de uma identidade visual bem definida.

Você consegue identificar quais são as cores que lembram a marca? Acreditamos que sim.

E o mascote? Basta ver o “Baianinho” e você sabe de qual empresa se trata sem ver o logotipo.  

E o que dizer do slogan “Dedicação total a você! ”? Ele resume o propósito da marca.

Esses são alguns elementos que compõem a identidade da empresa. 

Mudanças são bem-vindas: Casas Bahia ganha novo logo

Há algum tempo a rede varejista vem se empenhado para aproximar os jovens. Essas ações e mudanças refletem um novo modelo de comunicação que deixa claro o objetivo da marca de ser vista como uma aliada para esse público.  

Partindo desse princípio, recentemente, com uma proposta mais moderna, a rede varejista apresentou aos seus clientes um novo logotipo.

O novo logo apresenta a letra “B” como protagonista em uma nova tipografia e mantém a característica presença da faixa vermelha e a cor azul em evidência.

Apesar da mudança, toda a essência da marca foi preservada.

unnamed (1).jpg

Agora ficou mais claro como toda essa estratégia funciona? Esperamos que sim, mas se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato.

Para concluir, é muito importante que sua empresa tenha um logotipo, mas isso não é suficiente. O ideal é que você desenvolva uma identidade visual para conseguir se comunicar de forma mais transparente e eficiente.

Seu negócio precisa de uma identidade visual, um logotipo ou de uma atualização? Nós podemos te ajudar, fale conosco. 

COMPARTILHE
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin

Deixe uma resposta